sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Bom senso prevaleceu:Justiça derruba uso de luvas nas cozinhas de SP


Sentença atende a pedido de associação de restaurantes e invalida norma imposta pela Secretaria de Saúde. Para juíza, material só protege as mãos

16 de novembro de 2012
 LUCIANO BOTTINI FILHO, ESPECIAL PARA O ESTADO - O Estado de S.Paulo

Bares e restaurantes da cidade de São Paulo estão livres para deixar seus funcionários preparar alimentos com as mãos, sem usar luvas descartáveis ou utensílios de cozinha. A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) invalidou na Justiça uma regra publicada pela Secretaria Municipal de Saúde em dezembro de 2011, segundo a qual a comida cozida ou higienizada só pode ser manuseada com proteções.

Na decisão, de setembro, a juíza Alexandra Fuchs de Araújo, da 6.ª Vara da Fazenda Pública, afirma que "o uso de luvas, se feito de forma inadequada, pode causar maior dano à saúde do que a lavagem das mãos".
As luvas, segunda ela, "só protegem a mão, e não o alimento". Entre sanitaristas, a opinião é outra. "A luva protege tanto a mão como os alimentos. Você não pode pôr a mão. Isso é pressão de chefs", diz o biomédico e consultor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Eneo Alves da Silva Junior.
Em 1999, Silva Junior foi um dos responsáveis por elaborar uma portaria com uma série de regras sanitárias do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo para estabelecimentos alimentícios. Nela, não está previsto o uso obrigatório de luvas descartáveis, mas há proposta de alteração das normas em discussão desde o ano passado para torná-las uma exigência. Para Silva Júnior, deve existir pelo menos algum material que impeça o toque direto. "Estão voltando à Idade da Pedra, em que prevalece a contaminação."
Para a juíza Alexandra, além de desnecessárias e inseguras, as luvas seriam um problema ambiental e uma contradição com o fato de o Município de São Paulo proibir as sacolas plásticas em supermercados. "Não seria o caso também de proibir o uso de luvas descartáveis, exceto quando absolutamente indispensáveis à garantia da saúde?"
Fundamentação. Sua principal justificativa jurídica para barrar a norma foi a impossibilidade de o Município legislar sobre o tema. O processo teve por base estudos técnicos produzidos anteriormente. A ANR apresentou o veto do então governador em exercício Geraldo Alckmin em 1998 a um projeto de lei que obrigava o uso de luvas e máscaras. Alckmin citou algumas pesquisas indicando que não há diferença significativa no número de micro-organismos com ou sem luvas. Em alguns casos, essa cobertura poderia até aumentar o risco de contaminação.
De fato, sanitaristas concordam que só há benefício para a higiene com o uso adequado dos materiais, mas insistem que as refeições não devem ser manuseadas de forma direta. "O funcionário não pode ficar com as luvas o dia inteiro, precisa trocá-las e higienizar as mãos a cada 40 minutos", observa a professora Maria Eunice Ferreira, especialista em Administração de Serviços Alimentares da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André.



terça-feira, 13 de novembro de 2012

Prato Feito

SOCIEDADE08/11/2012 - 14h56

Fillipe Mauro
Redação CEOs, advogados e jornalistas lideram lista de profissões com mais psicopatasPara novo livro de psicólogo britânico, psicopatia é mais comum em profissões menos humanas e mais objetivas
Circula pelos Estados Unidos um novo livro que lista as profissões que apresentam maior incidência desse distúrbio de personalidade para elucidar o comportamento de indivíduos psicopatas em ambientes de trabalho.
Segundo o psicólogo Kevin Dutton, autor de “A sabedoria dos psicopatas: o que santos, espiões e serial killers tem a ensinar sobre sucesso”, a carreira mais psicopata é a de CEO, seguida pela advocacia e pela comunicação social (apresentadores de rádio e TV). Cirurgiões aparecem em quinto lugar, logo à frente de jornalistas e agentes policiais.

A profissões com maior incidência de psicopatas:
CEO
Advogado
Comunicação Social (profissionais de Rádio e TV)
Comerciante
Cirurgião
Jornalista
Policial
Sacerdote religioso
Chef de Cozinha
Burocratas


sexta-feira, 2 de novembro de 2012