quinta-feira, 30 de abril de 2015

500 anos de relações entre Brasil e Bélgica

Para quem se interessar na relação histórica entre brasileiros e belgas sugiro o livro do Professor Eddy Stols no download gratuito.
clique aqui

sábado, 25 de abril de 2015

Acorda Brasil! Crescimento dos alimentos ultraprocessados: o fim da comida caseira?

Juliana Domingos de Lima - Especial para O Estado de S. Paulo
23 Abril 2015 | 06h 00

Guia Alimentar para a População Brasileira alerta para os perigos do consumo elevado desse tipo de alimento

Ao pensar em retrospecto em quais alimentos você consumiu hoje, quantos deles estavam in natura, ou seja, não haviam sido nada alterados depois de retirados da natureza? A probabilidade é que boa parte deles tenha sofrido algum grau de processamento, já que desde a década de 80, os produtos ultraprocessados apresentam participação crescente na dieta brasileira.
Matéria completa

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Netflix lança documentários sobre chefs

Francis Mallmann
A formação tradicional francesa rendeu ao argentino um prêmio Grand Prix de l’Art de la Cuisine, o mesmo que seus mestres haviam conquistado. “Acharam que eu iria continuar nesse caminho de excelência, uma culinária mais enfeitada, mas não. Dei as costas para isso e segui para o outro lado”, conta o chef no depoimento. Especialista em grelha e autor de dois livros premiados sobre o assunto, Francis Mallmann tem dois restaurantes e vive numa ilha na Patagônia, onde pesca e prioriza os preparos tradicionais da região, como peixe assado na argila e o cordeiro no fogo de chão.
Veja a íntegra

Mel com o gosto do lugar

Daniel Melles Tarques / TEXTO
Fernando Sciarra / FOTOS
Nem toda abelha faz zunzum, mas todas fazem mel. Ou melhor, fazem meles – a mesma abelha faz diferentes meles, em diferentes lugares. Assim como o vinho e o queijo, o mel tem terroir, aquela expressão única da região em que foi produzido.
Matéria completa

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Francesa sucede brasileira como 'melhor chef mulher' do mundo

Hélène Darroze comanda restaurante com seu nome e em hotel londrino.Brasileira Helena Rizzo do restaurante Maní de SP, venceu em 2014.
A francesa Hélène Darroze, de 48 anos, à frente do restaurante que leva seu nome em Paris e na cozinha do hotel The Connaught, em Londres, venceu o Prêmio Veuve Clicquot para "Melhor Chef Mulher do Mundo" em 2015, anunciou nesta quarta-feira (22) os organizadores.
Matéria aqui

terça-feira, 21 de abril de 2015

Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo convida...



Caros,
Vai longe o tempo em que o chocolate brasileiro era fabricado somente pela grande indústria, com muito açúcar e pouco cacau. O mercado vem se transformando rapidamente – e essas mudanças serão o tema do próximo encontro promovido pelo C5 – Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo.
Para falar sobre o avanço de toda a cadeia produtiva, desde o cultivo do cacau até a fabricação do chocolate, passando pelos aspectos relacionados com a cultura do cacau, do artesanato e o desenvolvimento do tema na pâtisserie, convidamos Claudia Schultz, proprietária da CHoKolaH;  Priscilla Efraim, professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos/UNICAMP; e Renata Arassiro, chef chocolatière da loja que leva seu nome. A mediação será da anfitriã e chef Helena Rizzo.
Teremos algumas amostras! Afinal, qual a forma mais gostosa de debater sobre chocolate?
 so quero chocolateVI
Você está convidado a dividir conosco suas experiências e questionamentos – contrastes e confrontos de opinião são o melhor método de atualização de conhecimento. 
Para participar, basta enviar a confirmação para o email: centroculturaculinariac5@gmail.com (vagas limitadas).
Local: Manioca (R. Joaquim Antunes, 212, Jardim Paulistano)
Dia: 27 de abril, segunda-feira
Horário: 10h
Ingresso R$ 15 a serem pagos no dia

sexta-feira, 10 de abril de 2015

O "Guide Michelin" veio para balançar o coreto, já é um bom sinal.

O papel do Guide Michelin está revendo com foco profissional e com padrão internacional  as palavras qualidade e desempenho dos restaurantes, uma dinâmica que só pode favorecer os amantes do mundo da gastronomia.
Matéria da folha de SP por Gustavo Simon e Magê flores

segunda-feira, 6 de abril de 2015

"Caiu um francês no meu prato"

Na Veja dessa semana (Segredos da Casa Civil - Erenice Guerra) tem uma matéria sobre o "Guide Michelin" no Brasil, assinada por Fernanda Allegretti que merece ser lida pelos amantes da gastronomia.

sábado, 4 de abril de 2015

Centro de Cultura Culinária Camara Cascudo MESA-REDONDA



Caros,
A importância do trabalho de garçons, maîtres e sommeliers, as dificuldades para treinar e reter talentos, as relações entre contratados e contratantes e a imagem das carreiras profissionais relacionadas ao serviço de salão estão na pauta da próxima mesa-redonda organizada pelo C5 – Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo.
Para debater temas tão fundamentais para o setor e compartilhar experiências, vamos reunir um time multidisciplinar capaz de oferecer diferentes pontos de vista:
Abertura com Rodrigo Oliveira – restaurante Mocotó
  • Carolina Oda – gastrônoma e especialista em cervejas, dará seu testemunho sobre a relação de bebidas e serviço.
  • Maria Henriqueta Gimenes Minasse – professora da Universidade Federal de São Carlos na área de gastronomia, será responsável por contextualizar o serviço da sala dentro da economia da experiência
  • Ricardo Garrido – sócio da Cia. Tradicional do Comércio, vai expor seu olhar como contratante e gestor de várias equipes
  • Vini Schroeder – gerente de hospitalidade da rede Pobre Juan e autor do livro Chame o Gerente (editora Matrix), contará sua trajetória pessoal e falará sobre as perspectivas de crescimento no setor de Alimentos e Bebidas
Depois das explanações de cada profissional, a plateia será convidada a participar do debate e fazer perguntas aos integrantes da mesa.

O encontro, GRATUITO, acontece no próximo dia 13 de abril, segunda-feira, às 19h, no restaurante Tuju (R. Fradique Coutinho, 1248, Pinheiros). Para participar, basta enviar a confirmação para centroculturaculinariac5@gmail.com. As vagas são limitadas.