domingo, 26 de setembro de 2010

"Semente do Inverno"

 

 

 

Fotos Domitila

“Semente de Inverno”.
Tenho uma ligação estreita com os moradores de um vilarejo da Serra da Mantiqueira, seu povo da montanha, Visconde de Mauá onde eu vi nascer o Festival de Gastronomia do pinhão. Participei do Festival em 1996 com os Chefs, jornalistas e colunistas de São Paulo e Rio de Janeiro a convite da Bia Simonsen incentivadora do festival que está hoje na sua 18ª edição com sucesso e fama nacional.
li a matéria “Semente de inverno” publicada na revista Prazeres da Mesa (editor Ricardo Castilho) do mês de julho.
Gostaria de contribuir aqui com fotografias de Domitila Bercht encontradas no meu acervo retratando a Araucária, o fruto da Araucária, a pinha. A fotografia que ilustra a matéria na revista Prazeres da Mesa mostra um detalhe da folha e dos frutos do Cipreste e não de uma Araucária, arvore nativa da Mata Atlântica.
Presente no planeta desde a última glaciação - que começou há mais de um milhão e quinhentos mil anos, vc encontra o pinheiro, Bioma Mata Atlântica, nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As plantas femininas produzem aproximadamente 40 pinhas por arvore no ano. Cada pinha madura pode pesar até 4 quilos e contem, em média, 90 sementes. Quando madura a pinha libera as sementes antes de cair no chão na época do frio. O uso da sua amêndoa na culinária indígena deu inicio a diversificação e divulgação da sua utilização em varias receitas criativas.

Nome científico: Araucária angustifólia
Nomes populares: Pinho, pinheiro-do-paraná, pinheiro-brasileiro, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões, pinheiro-são-josé.
Origem: América do Sul, Brasil
Posted by Picasa

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Domitila de Visconde de Mauá avisa:

Livros de cozinha com desconto na Livraria Gourmet em São Paulo.
Para os amantes da Gastronomia os livros de cozinha estão com desconto na Livraria Gourmet da rua Augusta em São Paulo

sábado, 11 de setembro de 2010

O mundo da Gastronomia perdeu uma figura de destaque na sua longa caminhada para uma identidade nacional


Foto divulgação Vila Sabor

O Chef Paulo Martins, segunda geração do Restaurante “Lá em Casa” em Belém do Pará, morreu na quinta-feira 9 de setembro de 2010.
O entusiasmo do Chef na divulgação dos ingredientes e das receitas da culinária amazonense pelo Brasil foi sem dúvida a sua maior contribuição para a Gastronomia brasileira.
“Filho de peixe, peixe é”, sua mãe iniciou nos anos 80 o restaurante “Lá em Casa” numa residência tradicional da cidade onde todos os jornalistas, críticos e amadores da culinária descobriram os sabores e pratos inusitados da região amazônica.
Paulo Martins transferiu sua paixão pelos produtos da região à vários colegas Chefs, marcando sempre sua presença em eventos e festivais de Gastronomia pelo Brasil afora.
O mundo da Gastronomia perdeu uma figura de destaque na sua longa caminhada para uma identidade nacional.
As filhas dele, Joana e Daniela, já estavam no comando dos restaurantes e recebem todo meu apoio na preservação da tradição familiar.