domingo, 28 de abril de 2013

Diálogos Sertanejos II no Engenho Mocotó


No próximo dia 29, a partir das 10 horas, realizaremos mais uma atividade aberta do C5Diálogos Sertanejos II, com Ana Rita Suassuna,  Rodrigo Oliveira e Andreas Heiniger.
 Andreas, para quem não sabe, é um dos autores das fotos do livro de Jun Sakamoto. Ele é um fotografo suiço, especializado em fotografia de objetos - um dos mais importantes em atividade no Brasil. É também dono de um projeto autoral invejável: há anos viaja o sertão, fotografando pessoas, paisagens, objetos. E é isso o que ele nos mostrará para enriquecer nosso debate!
 A ideia é aprofundarmos a discussão sobre a marginalidade histórica do sertão e, claro, da sua culinária. 
 Gilberto Freire, por exemplo, considerava os sertões como “áreas caracterizadas por uma cozinha ainda agreste; pelo uso da carne seca, de sol ou do Ceará com farinha: do leite, da umbusada e do requeijão; pelo uso, também do quibebe, franciscanamente simples, e da rapadura; e nas florestas do centro do país pela utilização da caça e do peixe de rio - tudo ascética e rústicamente preparado” (Manifesto Regionalista, 1926). 
 Além de um contorno amplo do “sertão” há, ai, uma noção sobre elaboração culinária que contrasta com o litoral - a região “agrário patriarcal” marcada pelo “uso farto do açúcar”. 
 Será no Engenho Mocotó (Av. Nossa Senhora do Loreto, 1100). Caso você esteja interessado/a em participar, é favor confirmam para que possamos ter uma boa utilização dos lugares disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário