quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Paladar de hoje - Quando a lei não acompanha


É que o reconhecimento institucional dessa evolução segue em ritmo diferente da acelerada investigação e utilização dos produtos nacionais. E em vários casos, seja para explorar novos produtos, seja para repetir métodos tradicionais de preparo, o único jeito tem sido burlar a legislação. Neste ano, não foi incomum ver especialistas que se apresentaram no evento confessarem que têm que burlar normas da vigilância sanitária para poder cozinhar ou criar drinques.
Matéria do Paladar clique

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

direito à alimentação na ONU

Olivier De Schutter recomenda princípios e medidas destinados a disciplinar a "usurpação de terras" 

Olivier De Schutter, Relator Especial das Nações Unidas sobre o direito à alimentação, propôs na quinta-feira um conjunto mínimo de princípios e medidas baseados nos direitos humanos a ter em conta na aquisição e arrendamento transnacionais de terras em grande escala, operações habitualmente denominadas "usurpação de terras". O seu apelo surge numa altura em que os governos se preparam para realizar negociações sobre o investimento responsável na agricultura, na próxima Cimeira do G-8.

ler o relatório

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Viagem gustativo na Espanha



Viagem Gastronômica

 Outono no Norte de Espanha
do 21 a 30 de novembro de 2014

com os chefs

Fabiana Pinheiro - Versão Tupiniquim


Simon Lau - Aquavit
Amigos,



É com muita alegria que apresentamos esta viagem gastronômica que nos levará a desfrutar o outono no Norte de Espanha, passando por Madrid, Leon, Rioja, Navarra, San Sebastian e Barcelona.


Fabiana Pinheiro, além de chef de cozinha, é especialista em Espanha, onde morou e trabalhou durante dez anos. Ela irá nos apresentar ao incrível mundo gastronômico espanhol. Iremos experimentar o brilho dos mais sofisticados restaurantes, detentores de Estrelas Michelin, onde a historia gastronômica está sendo escrita atualmente e, também, desfrutaremos da comida maravilhosa de lugares simples e as vezes rústicos onde a alma espanhola é sentida no coração. Lugares que mostram a origem de toda essa badalação gastronômica que a Espanha vive hoje.



Seremos, ainda, convidados para almoçar na casa de uma família espanhola, para conhecer a Espanha por detrás da fachada.



E, como sempre acontece nas nossas viagens gastronômicas, vamos botar a mão na massa e trabalhar com os produtos locais adquiridos nas feiras, portos ou apanhados na natureza, como as trufas negras de Navarra, que estarão na estação, sem falar em caças, cogumelos, castanhas e muito mais para fazer o nosso Almoço Magno.



 Durante a viagem hospedaremos sempre nos melhores hotéis locais, grandes hotéis de luxo ou de charme.


Abraços



Fabiana e Simon

mais infos reservas@restauranteaquavit.com