sábado, 15 de fevereiro de 2014

Chefs franceses declaram guerra a 'fotógrafos de pratos'


BBC G1 - 15/02/2014 13h25 - Atualizado em 15/02/2014 13h44 

Chefs franceses declaram guerra a 'fotógrafos de pratos'

Para um deles, clientes que registram imagens de suas criações estão 'roubando' sua propriedade intelectual.

Da BBC
13 comentários
Dois estrelados chefs franceses declararam guerra a clientes que registraram fotos de seus pratos.
Para dono de restaurante, clientes que registram imagens de suas criações estão 'roubando' sua propriedade intelectual (Foto: BBC)Para dono de restaurante, clientes que registram imagens de suas criações estão 'roubando' sua propriedade intelectual (Foto: BBC)
Gilles Goujon, dono do restaurante L'Auberge du vieux puits, em Fontjoncouse, no sul da França, que tem três estrelas no Guia Michelin, é um dos maiores críticos dos fotógrafos "amadores".
Segundo ele, todas as vezes que alguém tira uma foto de suas criações e posta a imagem nas redes sociais, "acabam a surpresa e um pouco da minha propriedade intelectual", disse Goujon ao site de notícias France TV Info.
Outro chefe de renome, Alexandre Gauthier, do restaurante La Grenouillère, em Madelaine-sous-Montreil, no norte da França, foi além e decidiu incluir um aviso no menu proibindo câmeras fotográficas - embora a fotografia não é totalmente banida no local.
Gauthier lamenta o fato de que os clientes tiram mais fotos da comida do que dos comensais em si. "Antes, as fotos eram da família, da avó, e agora tiramos fotos da comida. Até tuitá-la, curti-la, responder aos comentários, o prato já está frio", sentenciou.
Mas nem todos os estabelecimentos gastronômicos têm a mesma visão - alguns restaurantes na França decidiram oferecer cursos de fotografia para pôr fim ao que alguns chefes consideram o 'mal do século'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário