quinta-feira, 6 de maio de 2010

Gato por lebre II

 



Recebi varias ligações de “chefs”, cozinheiros, alunos de escolas de gastronomia, donas de casa do Brasil inteiro querendo entender melhor a publicidade que está sendo veiculada na TV por assinatura de um supermercado que tem como logomarca um dos sítios mais famoso do Rio de Janeiro.
Pedi para me enviar uma copia do anuncio que pode ser visto na integra no http://www.youtube.com/watch?v=hQV30J0W9Gk e que tem como roteiro um surfista, um mar tropical, um navio cargueiro vermelho, passando como fundo de tela, e um jovem narrador, gerente de peixaria da empresa, tentando convencer o telespectador que o bacalhau é na realidade um processo de salga e de conservação. Esse processo pode ser aplicado a qualquer tipo de peixe e não especificamente a um peixe em particular.
Aconselho os internautas a entrar no site http://www.bacalhau.com.br/ nas cessões Peixe, Historia para esclarecer definitivamente sua duvida.
Pelo andar dos ventos teremos daqui a pouco bacalhau de pintado, bacalhau de piranha, bacalhau de manjubinha e o famoso bacalhau de pirarucu bem conhecido dos clientes desta rede.
Os lusitanos devem estar se comendo o fígado. O óleo do fígado desse peixe deu saúde e força vital a seu povo, a todo o povo da Europa e do Brasil que o recebeu na tenra infância como vitamina do crescimento.
Os historiadores, sociólogos e antropólogos estão apavorados de ver todos seus trabalhos de pesquisas na matéria irem por água baixa e tremem diante da possibilidade de outras heresias do gênero na área da cultura.
Acabo de receber uma ligação de Pelotas, antiga capital da carne de charque no Brasil temendo que se classifique o charque como bacalhau de carne de boi, traseiro ou dianteiro.
Esta publicidade poderia muito bem integrar o site gentequemente.

2 comentários:

  1. Caro Quentin,

    Adorei seu post. Ele demostrou as coisas ridículas que pessoas podem inventar afim de vender seus produtos. Bacalhau é Bacalhau, uma preparação feito com bacalhau. O mais importante, esse peixa ta desaparecendo do mar. Então, ajude nos. SALVEM O BACALHAU....

    eu ja tirei de todos meus cardápios.

    Um abraços

    Um amigo francês - Julien Mercier

    ResponderExcluir
  2. Quem é o Chef Julien Mercier?
    Julien Mercier passou cinco anos na mais conceituada escola de culinária da França onde teve a oportunidade de ser aluno de Alain Poletto, atual sócio do renomado Alex Atala no restaurante Dalva e Dito. Depois de experiências em restaurantes de renome em todo o mundo, alguns dignos de estrelas do Guide Michelin, o jovem chef se apaixona pelo mundo desconhecido de ingredientes, pratos, tradições e delícias do Brasil na liderança do glamuroso Caesar Park International Airport como chef executivo.

    ResponderExcluir