Teorias, pesquisas e reflexões sobre a gastronomia brasileira, por Quentin Geenen de Saint Maur
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
O assunto é de interesse!
CÂMARA CASCUDO AO ALCANCE DE TODOS
Luís da Camara Cascudo (1898-1986), o mais importante folclorista brasileiro, escreveu sua monumental História da Alimentação no Brasil entre 1943 e 1962. Percorreu uma bibliografia enorme; estudou os índios brasileiros; entrevistou ex-escravos e antigos senhores de engenho; viajou para pesquisar na África; consultou cadernos manuscritos de receitas. O resultado foi um livro de mais de 900 páginas - sempre citado e, contraditoriamente, pouco lido ou conhecido em profundidade. Sabe-se, hoje, que não é possível conhecer a culinária brasileira sem um domínio razoável da História da Alimentação no Brasil.
Portanto, o que se pretende através do curso é levar o aluno a um domínio satisfatório sobre a culinária do país segundo a visão desse seu historiador, habilitando-o a seguir se aprofundado, com método, caso deseje fazê-lo.
Essa imersão no universo de Camara Cascudo se destina a todos que, cientes de que a culinária brasileira vive um momento virtuoso e de valorização no país e no exterior, desejam domina-la “por dentro”, conhecendo o fundamental.
Público alvo: Curiosos; jornalistas; profissionais da cozinha; estudantes de gastronomia e nutrição, estudantes de história, sociologia e antropologia; engenheiros de alimentos, etc - todos encontrarão no curso elementos mais que compensadores do esforço empreendido.
Carga horária: 8 horas
Organização básica: curso dividido em 4 sessões, analisando a História da Alimentação sob vários aspectos: o plano do livro e seu objetivo, as fontes; a contribuição indígena, negra e portuguesa. Orientação para leituras posteriores, debates, degustações e aromatizações.
Roteiro do curso:
01/02 – Erudição autoral e vocação universal da análise. Avaliação das fontes utilizadas pelo autor. Visão nacionalista/modernista da cozinha brasileira.
08/02 - Cardápio indígena
15/02 - Dieta Africana
22/02 - Ementa portuguesa, fechamento do curso e almoço.
Sempre aos sábados de fevereiro, das 10:30hs às 12:00hs (exceto o último)
Professores:
Leila Algranti - História, Unicamp
Carlos Alberto Dória - Sociologia, Unicamp
Paula Pinto e Silva - Antropologia, USP
Wanessa Asfora - História, USP
Adriana Salay Leme – História, USP
No dia 22 de fevereiro, sábado logo após a aula, teremos o almoço – À mesa com Câmara Cascudo. Neste dia, Rodrigo Oliveira e a equipe Mocotó cozinharão inspirados nos escritos do autor, visando aproximar os alunos o mais possível do que, afinal, estamos falando: comida brasileira!
Vagas: 25
Investimento: R$ 600,00 por pessoa.
Local: Engenho Mocotó (Av. Nossa Senhora do Loreto, nº 1.100 - Vila Medeiros)
Os interessados deverão fazer pré-inscrição, manifestando a intenção de acompanhar o curso, pelo e-mail
centroculturaculinariac5@gmail.com
Após a manifestação de um número mínimo de inscritos o curso será confirmado e os procedimentos de pagamento explicitados.
Esperamos vê-los em breve!
Equipe C5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário