quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Engenho Mocotó



Caros amigos,
É com prazer que anunciamos nosso próximo curso - Formação e fruição do regionalismo culinário. Favor confirmar a inscrição para que possamos utilizar da melhor maneira possível o espaço limitado de que dispomos
Ementa do curso
Uma maneira privilegiada de se analisar a culinária e a gastronomia nos dias atuais é em relação aos territórios onde surgiram. Terroirs, tradições, ingredientes - são termos que reportam à proximidade com a terra e com o trabalho secular dos produtores.
O curso mostrará a formação dos conceitos de região culinária e de terroir como algo que se dá por um processo complexo, no bojo do Estado moderno.
Será tomado como paradigma moderno a evolução do “regionalismo culinário” na França desde a República (1790) até a recente “gastronomização da cozinha regional”. Do mesmo modo, será analisada a experiência brasileira de formação do regionalismo a partir de Gilberto Freyre.
Por fim, uma reflexão sobre a “cozinha internacional”, derivada da Alta Cozinha, e a recente “cozinha de ingredientes” apontará problemas do desenraizamento culinário atual, incluindo a tentativa de criação de uma cozinha regional transnacional: a cozinha mediterrânea.
As aulas serão ilustradas pela degustação de pratos regionais franceses que permitem a percepção de “estilos” locais.
Professores
Carlos Alberto Dória - Doutor em sociologia, diretor da ONG Centro de Cultura Culinária - C5, autor de livros de cultura culinária como A formação da culinária brasileira, A culinária materialistae Com unhas, dentes & cuca (em parceria com Alex Atala).
Julien Mercier - Bacharel e pós-graduado pela Universidade Lycée Hôtelier Savoie Léman em Thonon les Bains, França. Chefe executivo, com passagens pelo Cesar Park (São Paulo), Restaurant Carl Gustaf (St Barthelemy); Sketch, por Pierre Gagnaire (Londres); La Pyramide (Vienne). Atualmente é responsável, junto com Rodrigo Oliveira, pelas pesquisas culinárias no Engenho Mocotó (Restaurante Mocotó).
Público alvo
Cozinheiros, estudantes de pós-graduação em gastronomia, história, sociologia, antropologia, biologia e agronomia; jornalistas e publicitários.
Carga horária:
6 horas
Organização básica
Curso dividido em 2 sessões de três horas cada, com a seguinte programação:
1.discussão do conceito de “nação” e “região”
2. discussão dos pressupostos políticos, culturais e biológicos implicados na noção de terroir. Exemplificações. A noção de terroir e a territorialização do vinho e do queijo. A “volta ao terroir” e a revalorização da cozinha regional como destino turístico pós-Guia Michelin.
2.Evolução da noção de “cozinha étnica”: do colonialismo à gastronomização
3.A cuisine bourgeoise e a cozinha internacional como conceitos modernos.
4.Desafios da cozinha de ingredientes num mundo globalizado: o caso da Amazônia
Datas e horário
Datas: 14 e 21 de setembro de 2013
Horário: das 9:45hs às 12:45hs.
Vagas e inscrições
O curso será ministrado para uma turma de até 25 alunos, no Engenho Mocotó (Av. Nossa Senhora do Loreto, nº 1.100 - Vila Medeiros), e a pré-inscrição deverá ser feitas pelo e-mail: centroculturaculinariac5@gmail.com
O valor da inscrição é R$ 340,00, incluindo as degustações ilustrativas, e o pagamento deverá ser feito na primeira aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário